sábado, julho 09, 2016

Costelinha dourada com legumes assados



Eu adoro carne, adoro comer carne e adoro cozinhar carne. Habituei-me a comer bem como já sabem, mão cozinheiras me guiaram, e ainda guiam, no mundo da gastronomia, de uma forma muito tradicional. caseira, apetitosa. Um carne que adoro é porco, costelinha de porco, mais precisamente, é  meu corte favorito desta carne, pela forma gulosa como pode ser cozinhada e ao comer, aquela carne tenra a separar-se do osso provoca-me uma felicidade imensa.
Conhecemos um restaurante desde sempre, onde eu ía imenso com o meu pai e irmãs e passei a ir com o marido e amigos quando há ocasiões especiais (sim, porque eu não como em restaurantes a não ser por uma ocasião especial.) que servem a melhor costelinha assada de sempre (até eu começar a fazer, agora a minha é a favorita) pela forma como fica tenra, saborosa e suculenta, viciante e de lambuzar todos os dedos.
Para mim é um favorito e faço-o temperando primeira a carne, com sal, pimenta, tomilho, alho, louro, pimentão doce, azeite e vinho branco. Coloco depois num tabuleiro de forno, e vai cerca de 95min ao forno, sempre a virar a carne e salpicar com um pouco de água quando começa a agarrar no fundo. Depois desse tempo, tiro a carne e pincelo com um pouco de mel, voltando ao forno por mais 15/20 minutos. A cor ideal é esta, assim escura e brilhante, e no prato quando puxamos um pouco vem o pedaço todo bem suculento, uma delicia.
O acompanhamento costuma variar, aqui cortei para um tabuleiro cenouras, batata doce e courgete, temperei com sal e pimenta, azeite em cima e forno cerca de uma hora.
Perfeita para um sábado à noite.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário