sábado, maio 28, 2016

Frango provençal


Frango no forno deve um dos pratos que mais vezes comi em toda a vida, de variadas formas, cozinhado por diferentes pessoas. É um prato universal, que calha sempre bem e nunca desilude.
Lembro-me de uma altura da minha infância em que o almoço de domingo era sempre frango assado, aquele, o especial frango assado da mãe. Assado muito simples com sabor a alho e limão, uma delicia. Hoje em dia ainda nos lembramos de vez em quando de chatear a mãe para fazer "O" frango assado para o almoço de domingo, que é o dia em que a família se encontra. E continuamos a lambuzar-nos todos tal e qual como em crianças. 
Em minha casa também é um prato que faço imensas vezes, mas tento, de vez em quando, mudar um pouco os ingredientes ou temperos. Encontrei esta receita e decidi experimentar porque adoro ervas de provença.
Coloquei o frango num tabuleiro de forno e temperei com sumo de limão, sal, pimenta, dentes de alho esmagados e as ervas da Provença. Reguei depois com azeite e vinho branco e coloquei à volta batatas cortadas em gomos e cebola e cortada às meias luas à volta do frango.
Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.
Diferente mas igualmente maravilhoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário