quinta-feira, maio 26, 2016

Barriga de porco com migas de tomate


 Esta forma de cozinhar a carne sempre esteve nos meus planos, mesmo quando cozinhava pouco ou ainda não tinha a certeza que cozinhar era uma das coisas que mais gosto me dava.
A minha mãe fazia de vez em quando, carne de porco assada no forno, mas nunca este corte, nunca com a ideia de cozinhar com a pele para que esta ficasse estaladiça. Em restaurantes comi uma ou outra vez mas também nunca achei nada de outro mundo.
Ao acompanhar o masterchef, principalmente o Austrália que é o meu favorito, por diversas vezes eram feitos pratos com a carne de porco no forno com pele crocante, e ficava a salivar para a televisão de tão bom aspecto que tinha sempre.
Para este prato fiz primeiro uma pasta numa tigela com banha, uma folha de louro, alhos, pimenta preta e sal grosso. Temperei a barriga de porco com sal grosso, e de seguida barrei com a pasta dos dois lados. Temperei com mais um pouco de pimenta preta e vinho branco, e foi ao forno com a pele para cima, durante 3h a 160 graus. A meio do tempo de cozedura, virei a carne e coloquei cenouras cortadas no sentido de comprimento também a assar junto com a carne. Como podem ver virei a carne um pouco depois do tempo e quase queimou, mas estava deliciosa e crocante na mesma, já sei que erro não cometer da próxima vez.
Para as migas de tomate, coloquei num tacho, azeite e alho bem picado. Adicionei louro, uma embalagem de tomate pelado, e sal, e deixei refogar um pouco. Juntei de seguida pão que deixei de molho durante umas horas, bem escorrido e retirei a folha de louro. Quando as migas começaram a formar uma bola e a descolarem do tacho adicionei coentros picados e retirei do lume.
Fica um prato bonito, colorido e muito, mas muito apetitoso. 


Um comentário:

Marta Moura disse...

Excelente aspeto!

Postar um comentário