sexta-feira, maio 13, 2016

Croquetes de alheira


Já vos disse que adoro alheira, e quando descobri que podia fazer croquetes desta minha espécie de coisa favorita de sempre, fiquei em pulgas.
Esta receita faz entre 15 a 20 croquetes, dependendo do tamanho que os faça. Normalmente costumo fazer a mais porque dá sempre jeito ter alguns congelados, para aqueles dias à pressa que não se bem o que fazer para o jantar.
Comecei por aquecer azeite num tacho, com alho picado e cebola. Depois de estar translucida a cebola, juntei duas alheiras sem pele, e desfiz com um garfo, juntei um pouco de tomilho e reguei com duas colheres de sopa de vinho branco.
Juntei depois um tomate cortado aos cubos pequenos, sem pele e sem sementes, deixei cozinhar durante 8 minutos mais ou menos.
Adicionei depois duas colheres de sopa de farinha e uma gema de ovo. Mexer e deixar arrefecer um pouco antes de moldar os croquetes.
Depois é só moldar a gosto, eu prefiro fazer bolas, é mais simples e mais rápido que os croquetes habituais, passar por farinha, ovo e pão ralado. Para ficar uma cobertura bem consistente e ficarem ainda mais perfeitos ao fritar, repito o processo duas vezes.
Por fim é fritar e para acompanhar, fica bem desde arroz de legumes, de feijão, de brócolos ou apenas legumes como fiz aqui. Salteei em azeite e um pouco de alho, cenoura raspada e couve branca à juliana, previamente cozidas
Delicious.

2 comentários:

Green disse...

Não sou grande fã de alheira, mas este prato tem tão bom aspeto, que acho que arriscaria comer.

Maria disse...

bom aspectoooooo :)

Postar um comentário