quarta-feira, maio 11, 2016

Risoto de bacon e cogumelos


A primeira vez que comi risoto foi num restaurante italiano no Porto e fiquei deliciada com o sabor, simplicidade e a cremosidade daquele que parecia ser apenas um prato de arroz.
Demorei algum tempo até me aventurar a cozinhar este prato, e principalmente depois de no meu programa de eleição, o masterchef Austrália, ser intitulado de "dish of the death".
Experimentei fazer, depois de ter pesquisado uma receita que me parecesse praticável e fiquei fã. Não é nada dificil de fazer, mas também não é fácil de sair perfeito, o truque está na paciência.
Para fazer este, cortei cogumelos frescos e bacon em pedaços pequenos, reservei.
Num tacho com uma noz de manteiga e azeite, salteei cebola e alho, e à parte fervi em água um caldo de galinha.
Juntei ao refogado os cogumelos e o bacon e deixei alourar, juntando depois um pouco de vinho branco e depois de evaporar por 2 minutos, juntei o arroz arbóreo. A partir daqui foi só juntar uma concha do caldo, de cada vez, e de cada vez deixar o arroz absorver, repetir o processo durante mais ou menos 15 minutos.
À parte pus numa sertã apenas um pouco do bacon até ficar estaladiço.
Quando o risoto está, finalmente, cozido (não pode ficar empapado mas também não se pode sentir os grãos duros) juntei um noz de manteiga e queijo parmesão ralado. Envolvi e coloquei por cima o bacon estaliço.
De comer e chorar por mais, quase literalmente.

Um comentário:

Green disse...

Bom aspeto :)

Postar um comentário