quarta-feira, junho 15, 2016

Bife de atum com puré de grão de bico e vinagrete de cebola roxa


Este prato é uma invenção minha, uma reinterpretação de uma das coisas que melhor me sabe comer quando faço um jantar mais à pressa. Fico deliciada com um prato de batata cozida, grão de bico, ovo cozido, cebola e atum, regado com um bom azeite. Fácil, barato, super rápido e nostálgico, por fazer lembrar os almoços com a avó de há muitos anos atrás.
Queria portanto aprimorar este prato e decidi fazer esta obra de arte.
Para o puré de grão de bico cozi duas batatas em água e esmaguei depois com um garfo. Num tacho à parte refoguei cebola e alho em azeite e juntei de seguida uma lata de grão de bico cozido. Temperei com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada e deixei envolver uns minutos, antes de juntar as batatas esmagadas. Acrescentei um pouco de natas e passei com a varinha até ter a textura que eu queria.
O bife de atum, cortei ao cubos, temperei com sumo de limão, uma pitada de sal e pimenta e grelhei num fio de azeite, por 5 segundos de cada lado. Retirei e "mergulhei" os cubos no prato de sementes de sésamo e linhaça. À parte tinha ja cortado meia cebola roxa aos pedaços bem pequenos, misturada com salsa também picada, azeite, vinagre de cidra e uma pitada de açúcar, que ficou maravilhoso por cima da delícia que ficou a mistura do puré com o atum.
O empratamento é o que vêm na foto e o sabor, bem, o sabor, só mesmo experimentando.

4 comentários:

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá Angie!

Já tinhas deixado um comentário lá pelo blog e eu já tinha vindo cá espreitar, mas agora fiquei na dúvida se tinha comentado na altura ou não (parece que o pregnancy brain se mantém mesmo depois do bebé nascer!) :P De qualquer das formas, bem-vinda de voltaaaaaaa :D :D :D

Por acaso há meses que não como bife de atum. Na gravidez não se recomenda por causa do teor elevado de mercúrio, e embora não tenha sido propriamente fundamentalista a verdade é que também fiquei sem grande vontade de comer peixe. Agora voltámos a inserir o peixe cá em casa (é uma grande luta de anos, nenhum de nós é grande fã) e até já consegui meter o Pedro a comer salmão, por isso deste-me uma ideia de qual vai ser o próximo passo :P

S* disse...

Parece original e delicioso!

Marta Moura disse...

Ui, isto deve ser bom! :)

Joana Sá disse...

Que aspecto delicioso

>> http://joandcompanystyle.blogspot.pt/ <<

Postar um comentário