quinta-feira, junho 09, 2016

Frango fricassé


O meu acompanhamento favorito sempre foi puré, ao contrário das minhas irmãs que não gostam nada, eu sempre fui vidrada em puré, tanto que em miúda quase que obrigava a minha mãe a fazer para acompanhar quase tudo. Podia ser peixe ou carne, estufado, cozido ou frito, por mim comia tudo com puré. Ainda assim é. Obviamente que a consciência que acompanha a idade adulta, não me deixa continuar a comer puré a toda a hora mas se pudesse e não fizesse tão mal, eu comia.
Este prato então, cozinhá-lo com outro acompanhamento é matar a essencia da coisa.
Dos pratos favoritos de sempre, lembro-me de ficar maluca quando fiz fricassé a primeira vez, "isto é tão bom", é um repeat cá em casa.
Fácil de fazer? Óbvio.
Cebola muito bem picada a refogar em margarina, quando estiver translucida, junto o frango, que para este prato gosto particularmente de coxas, sem pele. Deixo o frango ficar dourado em todas as partes e rego com vinho branco, sal, pimenta e um pouco de água. Deixo cozinhar por cerca de 15/20 minutos até o frango estar macio, tiro do tacho e reservo.
Retiro duas colheres de sopa do molho e junto-lhe uma colher de farinha, misturo bem e volto a juntar ao molho do tacho para engrossar um pouco. À parte bato 3 gemas com sumo de um limão e coloco no tacho, envolvendo bem, de forma a cozinhar as gemas ligeiramente sem talhar. Volto a juntar o frango, envolvo bem e por fim salpico com bastante salsa picada.
Das melhores experiências de uma vida. Garanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário